Pictures and thoughts
Leave a comment

(Português) Sobre o Empreendedorismo…

Design Centre Nini Andrade Silva

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No mês passado, passei uma das manhãs mais interessantes dos últimos tempos. À conversa num círculo de mulheres, tive o prazer de participar num debate organizado pelo Departamento de Economia e Cultura da Câmara Municipal do Funchal, através da Biblioteca Municipal do Funchal, com o intuito de promover a cultura empreendedora, intitulado: Empreender + “Conversando sobre Empreendedorismo”.

Empreendedorismo

Ouvi tantos testemunhos inspiradores, que me fez sentido juntar, neste artigo, alguns dos conselhos partilhados:

1- Não escolham um curso, apenas e somente, porque “tem saída”…

2- “Batam à porta até que ela se abra”. Pratiquem a persistência, a gratidão e a humildade. É preciso agarrar as oportunidades que surgem, ou fazê-las surgir. Por vezes, demora muito tempo, a recompensa não é imediata!

3- Usem bem o vosso tempo. Trabalhar e dar o melhor de nós, sem queixas ou preguiça.

4- Não há falhanços, há simplesmente novos caminhos (imprevisíveis) de chegar à meta.

5- Lutem contra o medo. Não pensem só no que pode dar errado…também aprendemos com a tentativa (e erros).

6- Cultivem-se! Nunca parem de aprender, desenvolvam novas competências. Usem os cursos online e a Internet de forma produtiva.

7- Sejam flexíveis. A capacidade de adaptação à instabilidade não é para todos, mas lembrem-se que a vida é curta e só a vivemos uma vez.

8- O sucesso não se mede só em €. Mede-se em feitos, em contactos, em conforto emocional, em experiências de vida.

9- Rodeiem-se de boas pessoas. Tudo o que conseguimos é também graças aos que nos apoiam.

10- As opiniões não são erradas só porque são diferentes das nossas. São apenas formas diferentes de olhar para a mesma coisa. Respeitem a opinião dos outros.

 

Ser empreendedor é encontrar soluções para a nossa realidade. É não ter medo de agarrar a vida pelos colarinhos, é ter vontade e capacidade para correr riscos. Ser empreendedor é uma caraterística da personalidade humana, há quem a desenvolva e quem não a desenvolva, e ainda bem que somos todos diferentes, porque o mundo precisa de todos nós, de igual forma.

O grande desafio da escolha de uma profissão é ter orgulho naquilo que se faz e ser reforçado positivamente por isso. Quando isso não acontece, o dito “empreendedor” tenta arranjar soluções alternativas. Assume a responsabilidade pelo seu caminho, não se acomoda ao que existe e cria a oportunidade. 

Esta conferência decorreu no Design Centre Nini Andrade Silva. O local não podia ter sido mais inspirador, junto ao mar, com o Funchal como cenário de fundo…

Design Centre Nini Andrade Silva

Vista sobre o Funchal desde o Design Centre Nini Andrade Silva

Contou com a presença de: Idalina Perestrelo – Vereadora da CMF; Raquel Brazão – Responsável pelo Balcão do Investidor; Carolina Brederode – Arquiteta, Coordenadora da Oficina Solidária e Empresária; Sara Santos – Empresária, Arquiteta de Interiores e Artista; Catarina Claro – Mediadora Cultural e Contadora de histórias; Nini Andrade – Designer de Interiores; Alunos da Escola Profissional Atlântico.

Aqui fica o link para a galeria com as fotografias do evento

Muito Obrigada!

 

Filed under: Pictures and thoughts

by

This blog talks about the island where I was born and live - Madeira, and my endless journey to discover the world until (one day, who knows) I get to visit Mars.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.