É considerada uma das zonas mais ricas da Europa e fica no norte de Itália.
Compreende cidades entre as quais, Modena (também famosa pelo vinagre balsâmico), Rimini ( famoso local de visitas à beira-mar), Parma (com o seu queijo parmesão) e a capital, Bolonha (onde descobri que o esparguete à bolonhesa é um mito… há sim tagliettelle à Ragu, tortellini e todo o tipo de massas caseiras estupendamente deliciosas…).
Bolonha tem sabores inesquecíveis a começar pelo “aperitivo”, uma espécie de “Happy Hour” italiana, que é como ali se começa a noite…a bebida, Lambrusco, a minha preferida, vem acompanhada de um buffet de saladas, pizzas, massas e melão com presunto “prosciutto”… E sim, só se paga a bebida (por volta de 7€).
Bolonha é linda, pintada de vermelho tijolo e muito acolhedora.
Esta Cidade universitária tem a mais antiga universidade da Europa, é descontraída, bem-disposta e faz-nos sentir em casa, desde o momento em que chegamos…
Bolonha tem tudo. História, música, romance, boas lojas, excelente comida, pessoas bonitas e simpáticas.
É uma cidade para conhecer a pé, de preferência de mãos dadas….:)
Bolonha tem segredos que se confessam às paredes, literalmente, e tem o sítio perfeito para um brunch, num Domingo de manhã.
Bolonha tem bicicletas e Ferraris, tem cinema ao ar livre, concertos do Hugh Laurie no teatro, jazz no jardim e tudo isto, numa mesma noite…
Bolonha ensina-nos tão bem o “dolce far niente” no degrau de uma “Piazza” a saborear um “gelatto”…os melhores gelados da minha vida!
E para terminar, deixo-vos a tradução do excerto de um texto, no meu mapa da cidade:
” Eu gosto de Bolonha porque não é demasiado grande nem demasiado pequena…É uma cidade provínciana com um coração metropolitano… Para mim é perfeita!”
Onde Fiquei:
Blogville, projecto desenvolvido pelo Turismo de Emilia Romagna juntamente com os bloggers da iambassador travel: Budgettraveller e Traveldudes.
O objectivo consiste em trazer bloggers/escritores de todo o Mundo para a Região, providenciando-lhes uma base a partir da qual possam explorar o lugar de uma forma original, comer, sentir e viver como um local em Italia. Visite www.blogville-emiliaromagna.com . Também no instagram #Blogville
Como lá cheguei:
Funchal-Porto/ Porto-Bolonha (transavia / Ryanair)
Bolonha é um bom ponto de partida para conhecer a Itália de comboio. Fica a cerca de 40 minutos de Florença, 2 horas de Veneza e 3 horas de Roma, aproximadamente.
A não perder:
Visite uma quinta agrícola em Modena, para uma prova de vinagre balsâmico. Eu visitei a Acetaia Leonardi. www.acetaialeonardi.it
Esta quinta é linda, está rodeada por 10 hectares de produção vinícola, sobretudo Lambrusco e Trebbiano, uvas, a partir das quais se produz o vinagre balsâmico. Esta é uma arte e tradição da família Leonardi, desde 1871, que requer paciência e paixão, sendo esta marca mundialmente reconhecida.
Nunca o vinagre foi tão doce…Muito bom!
7 Comments